sábado, 24 de outubro de 2009

Chega...Definitivamente...De uma vez por todas...Chega...

Preciso, de uma vez por todas, entender e aceitar que com a vida que venho levando NÃO É POSSÍVEL e nem recomendável conciliar dois esportes. Considerando meu histórico de lesões do joelho esquerdo (tendinite patelar, condromalácia patelar, síndrome do tracto ilíotibial/joelho de corredor), optei em continuar praticando apenas o ciclismo, esporte sem os impactos do joelho com o solo que encontramos durante as corridas. Aaaaa.....as corridas.......quantas saudades!!!!!


Deixa pra lá. É melhor me cuidar e continuar pedalando antes que nem isso eu possa fazer, pois, se continuar insistindo em um método errado de treinamento, minhas lesões que, da mesma forma que vem também vão embora, poderão progredir para um quadro degenerativo e irrecuperável, como por exemplo, uma artrose.

Pensando exclusivamente no veículo de duas rodas, já imagino os inúmeros desafios que me proponho a realizar. Entre eles incluo o audax ou randonnée e coloco abaixo uma visão geral da prova.


O que é Audax?
A palavra "Audax" vem do latim, audacioso, corajoso, é o nome dado a este evento ciclístico não-competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente também pelo nome de "randonnees". O grande foco dos eventos Audax é a possibilidade de percorrer longas distâncias em veículos de propulsão exclusivamente humana no seu próprio ritmo, terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido.
Além do tempo estabelecido, deve ser observado o regulamento, que exige equipamentos de segurança a serem aplicados tanto no equipamento quanto usados pelo ciclista. (capacete, luzes dianteira e traseira afixadas à bicicleta, pilhas reservas e colete refletivo).
Além dos equipamentos, nos eventos promovidos é exigido também um atestado firmado por profissional habilitado que declare estar o participante apto à prática de ciclismo de longa distância e longa duração.

O que é "Brevet"?
São os estágios reconhecidos pelo Les Randonneurs Mondiaux, e que levam à habilitação para a prova maior do Audax: Paris-Brest-Paris, de 1200 km.
O tempo máximo global para cada percurso é dado pela tabela abaixo, de acordo com as regras do LRM. Neste tipo de pedalada existem postos de controle com horário de abertura e horário de fechamentos pré-determinados. Cada ciclista recebe um cartão de rota com o percurso a ser percorrido e localização dos postos de controle, onde deve carimbar seu cartão de rota e marcar o horário de passagem.


200 km: 13h30min
300 km: 20 h/brevet de 200 km
400 km: 27 h/ brevet de 300 km
600 km: 40 h/brevet de 400 km
1.200 km: 90 h/ brevet de 600 km


Resumindo:

Para participar do Brevet de 300km o ciclista devera ter feito antes (no mesmo ano) o Brevet de 200, para participar do Brevet de 400 deverá ter feito o de 300 (no mesmo ano) e para participar do de 600km deverá ter feito o de 400 no mesmo ano. A série completa é a qualificação para qualquer evento de 1200 km LRM no mundo (no mesmo ano).

domingo, 4 de outubro de 2009

O Brasil é o país do futuro...


A festa na praia de copacabana já acabou, os papéis picados já foram juntados, vejo nos olhos e nas palavras uma mistura de esperança e ceticismo. Não importa! O fato é: O Brasil irá sediar uma olimpíada.

Logo após a confirmação do COI que o Rio de Janeiro irá sediar as olimpíadas de 2016, em meio a todo aquele cenário festivo e sentimental, começaram as declarações de nossos políticos. Um investimento pesado deverá ser feito no esporte de rendimento visando resultados expressivos em 2016. A intenção é seguir os passos de quem sedia uma olimpíada e avançar no quadro de medalhas, o objetivo é ficar entre os 10 primeiros colocados. Só pra lembrar, em Pequim, nós ficamos na modesta 23 posição. Material humano nós temos, precisamos descobrí-los, convence-los que de agora em diante o atleta brasileiro terá todo o apoio e segurança que precisa, e então lapidá-los.

Embora muitos não se deem conta, ou não enxergam em tudo isso uma oportunidade de crescimento para o país, a verdade é que o Brasil têm muito a ganhar sediando uma copa do mundo e uma olimpíada. Só o fato de ser escolhido já mostra que temos credito. Alguém imaginava o país abrigando os dois maiores eventos esportivos do mundo a alguns anos a trás?
Pois então, vamos parar com aquela atitude tipicamente brasileira, reclamando de tudo e não fazendo nada para que algo mude. É claro que os roubos certamente ocorrerão, mas esses já acontecem desde o império e continuaram acontecendo após as olimpíadas. Então, que roubem, mas deixem algo para o povo, e a olimpíada servirá para isso. Ninguém é ingênuo aqui, os jogos passaram e muita coisa errada irá continuar, mas é que vejo em acontecimentos desse porte uma oportunidade, ainda não deixei de sonhar.

Agora é se preparar. Em 2016 os olhos do mundo estarão voltado para nós, certamente não nos veem mais com desdém, somos importante economicamente para o mundo e em breve iremos incomodar as potencias mundiais no quadro de medalhas. EU, ACREDITO SIM, QUE O BRASIL PODE REALIZAR UMA DAS MAIORES OLIMPÍADAS DE TODOS OS TEMPOS, E QUE, AO TÉRMINO DOS JOGOS,O MAIOR LEGADO BRASILEIRO NÃO SERÃO AS MEDALHAS, E SIM, UM PAÍS MAIS JUSTO, COM OPORTUNIDADES PARA TODOS QUE ESTIVEREM DISPOSTO A VENCER.


“Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia... Pois o triunfo pertence a quem se atreve”.
(Charles Chaplin)



UM ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!